Morre aos 90 anos o ex-presidente de Cuba Fidel Castro

Morreu na madrugada deste sábado (26) o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, aos 90 anos, em Havana, capital de Cuba. A informação foi divulgada pelo irmão de Fidel, Raúl Castro, em pronunciamento na TV estatal cubana. 
“Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, disse Raúl Castro.
“Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas” deste sábado, prosseguiu o irmão. A última aparição pública de Fidel foi no dia 15 deste mês, quando ele recebeu o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. No dia 13 de agosto, ele comemorou o aniversário de 90 anos em uma festa que reuniu mais de 100 mil pessoas. Na ocasião, ele apareceu acompanhando do irmão Raul e do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e já apresentava um semblante fragilizado.
Considerado por muitos um grande revolucionário, e como um ditador sanguinário por outros, Fidel Castro ficou marcado na história por liderar o movimento que derrubou o ditador Fulgencio Batista, que comandava a ilha, ao lado do guerrilheiro Ernesto Che Guevara, em 1959. O movimento ficou conhecido como Revolução Cubana. 

Em julho de 2006, Fidel surpreendeu o mundo ao anunciar que estava cedendo o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, após sofrer hemorragias. Em 2008, em um texto publicado no jornal estatal “Granma”, ele anunciou sua renúncia. (Coreio24hs)

Comentários

Os comentários estão fechados.