Policiais baianos mataram 299 pessoas no estado em todo ano passado

Ao longo de todo o ano de 2015, 299 pessoas morreram na Bahia em decorrência de intervenções policiais. O estado é o terceiro do Brasil em letalidade policial, ficando atrás somente de São Paulo (848) e Rio de Janeiro (645). Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado parcialmente nesta sexta-feira (28) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O anuário completo será apresentado na próxima quinta-feira (3).

Também segundo dados do Anuário, 19 policiais morreram na Bahia em 2015 – foram 16 fora de serviço em três em serviço. O número é menor do que em 2014, quando 27 policiais foram assassinados foram de serviço e três em serviço. O anuário não divulga a taxa. O número de mortes decorrentes de intervenção policial no ano passado (299) também caiu com relação a 2014, quando foram contabilizados 278 homicídios do tipo.
Ao todo, a Bahia registrou 6.338 Mortes Violentas Intencionais (MVI) em 2015, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) questionou os números levantados pelo Anuário e ressaltou a necessidade de padronização da contagem de Crimes Violentos Letais Intencionais no Brasil “para que não sejam produzidos rankings distorcidos”. “Comparar os estados nordestinos, inclusive a Bahia, que não utiliza a categoria ‘mortes a esclarecer’, com federações que utilizam essa nomenclatura é desigual”, diz a pasta em nota.
A SSP-BA destacou, ainda, que as divergências de metodologia “induzem a um erro grosseiro, que expõe os estados transparentes na divulgação dos dados e protege àqueles que utilizam de subterfúgios que mascaram a realidade das grandes metrópoles”. Segundo a SSP, há estados que contabilizam chacinas como um crime único, enquanto a Bahia considera cada morte um crime diferente. “A SSP-BA entende que enquanto não houver a padronização na metodologia utilizada na contagem, não há como fazer comparativos fieis à realidade”, completa a pasta.
9×1
Levando-se em consideração os números nacionais, a média em 2015 foi de 1 policial morto por dia, somando-se os que estavam em serviço e os mortos foram de serviço (393). A média de civis mortos por policiais é nove vezes maior: ou seja, nove pessoas foram mortas por dia no Brasil em decorrência da intervenção policial em 2015 (3.345).
O número de policiais mortos em 2015 caiu em relação a 2014, quando foram mortos 409. Já o número de civis mortos por policiais aumentou em 2015, já que no anterior o número havia sido de 3.146.
Estados
Apenas sete estados brasileiros não registraram mortes de policiais em serviço em 2015: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Roraima, Santa Catarina, Tocantins e Amazonas. Acre e Amapá não divulgaram dados. Apenas Sergipe não teve registros de policiais mortos fora de serviço.
Já o estado com o maior número de policiais mortos no ano passado foi o Rio de Janeiro (98), seguido de São Paulo (60) e Maranhão (44). O Acre foi o único estado a não divulgar o número de pessoas mortas por intervenção policial. Os estados com menor número foram Tocantins (5), Roraima (6), Rondônia (7) e Mato Grosso (8).
Fonte: Correio24h

Comentários

Os comentários estão fechados.